Você está visualizando atualmente POP-AL e Secti Alagoas firmam parceria com a Rede Nacional de Pesquisa

No último dia 25 de novembro, na sede da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), em Brasília, ocorreu um encontro entre representantes da instituição, do Ponto de Presença de Alagoas (POP/AL) e da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação. Nelson Simões, presidente da RNP, recebeu o coordenador administrativo do POP/AL, Georginei Souza Neri, o Secretário da Secti/AL, Sílvio Bulhões e o Superintendente, Pedro Ivo de Souza. De forma remota, o gerente de relacionamento com as Redecomep da RNP, Takashi Tome, também participou da reunião.

Um dos objetivos do encontro foi viabilizar a instalação da Escola Superior de Redes no recém inaugurado Centro de Inovação do Jaraguá (CIPT-Alagoas) e também a habilitação da secretaria junto a Rede Nacional de Pesquisa.

Segundo o coordenador administrativo do Pop/AL, Georginei Souza Neri, “o objetivo é inserir o estado de Alagoas por meio da Secti na expansão da rede da RNP em todos os municípios alagoanos. Essa parceria entre o governo de Alagoas e MCTI, através da RNP, visa ampliar a malha de ciberinfrestrutura com a presença da RNP em centros de pesquisa, saúde e educação de todo o estado” ressaltou Nei.

A rede Ipê, que integra diversas instituições de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, atua não apenas com o acesso à internet de qualidade, mas suporta a transmissão de grandes volumes de dados, para projetos científicos e desenvolvimento de novas tecnologias. A habilitação dos serviços da rede vai ampliar a capacidade de atendimento dos programas do POP/AL e da Secti Alagoas, beneficiando diretamente as instituições e a população do estado.

Deixe um comentário