IX.br é o nome dado ao projeto do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGIbr) que promove e cria a infra-estrutura necessária (Ponto de Intercambio de Internet – IXP) para a interconexão direta entre as redes (“Autonomous Systems” – ASs) que compõem a Internet Brasileira. A atuação do IX.br volta-se às regiões metropolitanas no País que apresentam grande interesse de troca de tráfego Internet.
Uma das principais vantagens deste modelo, é a racionalização dos custos, uma vez que os balanços de tráfego são resolvidos direta e localmente e não através de redes de terceiros, muitas vezes fisicamente distantes.
Outra grande vantagem é o maior controle que uma rede pode ter com relação a entrega de seu tráfego o mais próximo possível do seu destino, o que em geral resulta em melhor desempenho e qualidade para seus clientes e operação mais eficiente da Internet como um todo.
Um IX.br é, assim, uma interligação em área metropolitana de pontos de interconexão de redes (PIXes), comerciais e acadêmicos, sob uma gerência centralizada.
São características fundamentais para a implementação adequada de um IX.br:
- Neutralidade – independência de provedores comerciais
- Qualidade – troca de tráfego eficiente
- Baixo custo das alternativas, com alta disponibilidade
- Matriz de troca de tráfego regional única
A coordenação do IX.br, a cargo do CGIbr, e sua operação por organizações tecnicamente habilitadas, mas sem fins lucrativos, que estabelecerão os requisitos de arquitetura e gerência das interconexões, garantem os dois primeiros tópicos.
A hospedagem dos PIXes em instalações comerciais com elevado padrão de segurança e infraestrutura, agregando-se matrizes de tráfego já existentes, é condição para obtenção dos demais quesitos acima.
Como participar do IX.AL?
A participação é aberta a qualquer Sistema Autônomo* que desejar trocar tráfego em uma localidade do IX.br.
Uma vez escolhido o PIX, solicite também sua adesão na opção “Ativação, migração ou ampliação” em meu.ix.br Caso ainda não tenha um usuário em meu.ix.br, é necessário criar um e vincular ao seu ASN. O IX.br solicita a assinatura de um contrato para a adesão e o cumprimento de certos requisitos técnicos. Em algumas localidades, como São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ e Fortaleza/CE há custos para a participação.
* Informações de como se tornar um Sistema autônomo no endereço: https://registro.br/tecnologia/numeracao/