Encontro destacou o papel estratégico do PoP-AL e da Fapeal no avanço da tecnologia em Alagoas
Por Tárcila Cabral
O Ponto de Presença de Alagoas (PoP-AL), integrante da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), recebeu, na sexta-feira (14), alunos dos cursos de Engenharia Mecatrônica e Ciência da Computação do Centro Universitário de Maceió (Unima) para uma visita técnica. O objetivo foi proporcionar aos estudantes uma imersão na infraestrutura tecnológica do PoP-AL e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), além de apresentar oportunidades de atuação na pesquisa científica e na tecnologia da informação dentro do estado.
Durante a visita, o presidente da Fapeal, Fábio Guedes, ressaltou a importância das fundações estaduais de amparo à pesquisa para o desenvolvimento científico e tecnológico do país e destacou o papel do PoP-AL como um elo fundamental na interconexão das instituições acadêmicas e tecnológicas de Alagoas.
Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto a estrutura do PoP-AL, que é responsável por fornecer suporte e interconexão de alto desempenho para instituições de ensino e pesquisa no estado, garantindo conectividade e segurança no tráfego de dados científicos e acadêmicos.
A técnica administrativa do PoP-AL e colaboradora da Assessoria Executiva de Gestão Interna (AEGI) da Fapeal, Letícia Crisóstomo, enfatizou a relevância desse contato direto com os alunos: “É sempre um prazer receber estudantes de graduação de áreas relacionadas à tecnologia da informação, pois vemos isso como uma oportunidade de apresentar nossa infraestrutura e o trabalho desenvolvido na Gerência de Tecnologia da Informação e no PoP-AL. A graduação é uma fase de muitas descobertas, e é essencial mostrar as oportunidades de atuação dentro do nosso estado.”
Para os alunos, a experiência foi enriquecedora. Pedro Calheiros, estudante do 8º período de Engenharia Mecatrônica, destacou: “Foi gratificante entender como funciona a tecnologia em Alagoas e ver que o nosso curso está se valorizando aos poucos. Aqui é um espaço que tem essa constância, essa evolução tecnológica, e isso mostra que podemos acompanhar esse crescimento.”
Guilherme Matheus, aluno do 10º período de Engenharia Mecatrônica, também apontou aspectos técnicos observados na visita: “Foi muito interessante ver todo o sistema que eles têm aqui, desde o monitoramento de redes que recebemos de todo o Brasil até a segurança automatizada. A parte de redundância das proteções, camadas de temperatura e unidade do banco de dados da Fapeal é impressionante. Também foi muito interessante descobrir o papel da Fapeal no fomento à pesquisa em Alagoas, eu não sabia que tinha tanta influência assim.”

O professor responsável por acompanhar os alunos, Ícaro Ferreira, ressaltou a importância de visitas técnicas como essa para a formação acadêmica. “Viemos hoje ao PoP-AL e à Fapeal para que os alunos vejam como funciona a vida acadêmica e a realidade profissional, mesclando teoria e prática no dia a dia.”
Ambiente tecnológico e científico
O PoP-AL e a Fapeal têm promovido momentos acadêmicos e de extensão, com visitas técnicas para alunos de centros universitários, com o objetivo de fomentar a ciência e a tecnologia desde o início da formação destes estudantes. Essas iniciativas visam apoiar os cursos presentes em Alagoas e oferecer aos estudantes a perspectiva de colaborar com instituições públicas, seja atuando na pesquisa ou contribuindo profissionalmente.

Créditos: Texto original de Tárcila Cabral para a Fapeal. Adaptado para o PoP-AL.