O Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) é um documento que detalha os processos de TI que uma organização usa para gerenciar suas operações. Ou seja, ele serve como um guia para a tomada de decisões relacionadas aos processos integrados e permite que se priorize e se implementem tarefas de acordo com as estratégias previamente formuladas.
Além dessa função de gestão, o PDTI também orienta as organizações no que tange a formulação de estratégia de TI de tais empresas de uma forma mais assertiva. Como resultado direto dessa combinação, está o sucesso do negócio, em especial, após o aprimoramento do digital e a decisão mais efetiva de se investir em treinamentos e desenvolvimento de TI, além de suas áreas correlatas.
De modo simplificado, o plano descreve áreas nas quais a tecnologia da informação pode contribuir, evidenciando as vantagens competitivas da corporação ao fazer o melhor uso dos recursos das tecnologias disponíveis.
Nesse contexto, na busca por uma administração que preze pela melhor gestão dos recursos e maior qualidade na prestação de serviços, torna-se essencial a realização de um bom planejamento de TI, que viabilize e potencialize a melhoria contínua da performance organizacional.
Em um recorte numérico, o setor de tecnologia da informação mostra-se em crescimento constante. No segundo trimestre de 2021, o mercado registrou faturamento de mais de U$300 milhões, o que representa um crescimento de 13,5% em relação aos meses de abril, maio e junho do ano passado.
Os dados fazem parte do estudo Enterprise Infrastructure, realizado pela IDC Brasil, que avalia o desempenho do mercado de soluções de armazenamento, servidores e networking do país.
Entre os setores estudados pela IDC Brasil, destaca-se o de armazenamento, que cresceu 11,1% graças a grandes projetos sonhados anteriormente e finalizados no segundo trimestre. Outra área que cresceu dois dígitos – alta de 28,5% em relação ao 2º trimestre de 2020 – foi a de networking, sendo que o segmento de redes de acesso foi o que mais avançou, enfatizando a busca das empresas por soluções que ajudem a suportar uma densidade maior de dispositivos conectados dentro do modelo de trabalho híbrido e remoto.
Esses dados ajudam a compreender a importância de olhar com esmero para as novas tecnologias digitais que embarcam na realidade de todos os negócios e áreas de atuação.
Componentes de um PDTI
Destacadas as principais características de um Plano Diretor de TI é preciso enfatizar ainda alguns componentes que são essenciais e devem estar no PDTI de sua empresa.
O plano diretor de TI deve descrever:
- Ações que planejem, de forma escalonada, alcançar os objetivos de negócio da organização. Normalmente, o primeiro passo é começar a revisar o plano estratégico da empresa, o que ajuda a identificar as áreas em que o uso da tecnologia pode melhorar as operações.
- Análises dos seus pontos fortes, fracos, as oportunidades e as ameaças que o negócio apresenta com o objetivo de identificar fatores internos e externos que podem afetar a capacidade da TI de contribuir para o sucesso da organização. Esse processo também ajudará a analisar onde o departamento de TI está naquele momento e o que ele deseja alcançar. Caso essa área ainda não exista dentro da empresa, será o momento de entender onde ela se encaixa diante das divisões já existentes.
- Finalmente, é importante que o PDTI seja claro sobre seus objetivos finais. Assim, é essencial a presença de uma lista, que o departamento de TI considere prioridade, com investimentos em tecnologia que irão contribuir com o sucesso da organização. Ademais, o plano deve incluir avaliações do orçamento atual de TI da empresa e alocar recursos e responsabilidades específicas do projeto para atender a esses objetivos.
Em resumo, elaborar um PDTI é pensar na história e desenvolvimento do negócio com estratégias digitais que serão importantes indicadores na geração de resultados e lucratividade das empresas.
Segundo o Gartner, a modernização e aderência da maioria dos setores ao digital exige que os líderes de TI pensem de forma diferente sobre o planejamento estratégico.
No cenário atual de constantes mudanças, o PDTI é uma importante ferramenta de apoio à tomada de decisão para o gestor, habilitando-o a agir de forma proativa e preventiva, contra as ameaças, e a favor das oportunidades.
O PDTI é normalmente feito com projeção de 2 ou 3 anos, dependendo dos planos de crescimento das outras áreas da empresa, e vai te auxiliar a listar e otimizar suas necessidades. Afinal, toda organização deve, além de definir suas atribuições, ter clareza sobre o rumo a seguir. Para isso, é indispensável explicitar quais objetivos a organização deseja atingir a curto, médio e longo prazo.
Como elaborar um Plano Diretor de TI
Esclarecida a importância e relevância de se possuir um PDTI em sua empresa, é hora de começar o investimento nessa área! A dica é capacitar os profissionais que irão elaborar o plano, uma vez que, bem desenvolvido e formulado, ele poderá definir orçamentos e rumos importantes para a instituição.
A capacitação, assinada pela Escola Superior de Redes, apresenta conhecimentos essenciais, de forma prática, para o desenvolvimento de um plano diretor de tecnologia da informação (PDTI).
Ou seja, atua a partir das informações do planejamento e da gestão de TI nas organizações, a fim de proporcionar aos interessados uma visão estratégica bem definida.
Durante o desenvolvimento aborda-se a metodologia necessária para que haja um alinhamento entre as estratégias e ações da TI, com as estratégias organizacionais.
Como já foi exposto, o PDTI é o instrumento que permite nortear e acompanhar a atuação da área de TI, definindo direcionamentos calculados e um plano de ação específico para implantá-los.
Por isso, o foco do curso está no desenvolvimento de competências práticas, a partir do alinhamento teórico de boas ideias para o desenvolvimento do PDTI, com as diretrizes da estratégia de TI.
Dentro do programa do curso o cliente irá compreender todas as principais fases de preparação do plano diretor de TI, como:
- Fase de Preparação;
- Fase de Diagnóstico: Conhecendo a Realidade da TI;
- Fase de Diagnóstico: Avaliando os Recursos de TI;
- Fase de Planejamento: Definindo Metas e Ações;
- Fase de Planejamento: Terminando o PDTI