No momento, você está visualizando Como a consultoria educacional pode transformar equipes de TI

A Consultoria Educacional é um serviço que busca orientar as instituições por caminhos relevantes para o seu desenvolvimento, em consonância com o que há de mais atual na capacitação de profissionais para enfrentar os desafios da área de TIC.

Possibilita a entrega de um plano de capacitação para desenvolvimento profissional das equipes das organizações, focado em apontar áreas de conhecimento a serem exploradas. Nesse sentido, a Consultoria Educacional capacita as lideranças de TIC à prática de uma gestão mais efetiva, alinhada às necessidades da instituição.

Desde 2006, a Escola Superior de Redes da RNP já foi responsável por capacitar mais de 30 mil alunos e possui excelência reconhecida pelo mercado em instituições de diversas naturezas.

Para a implementação da nova Consultoria Educacional, a ESR está utilizando o Framework mundial SFIA (Skills Framework for the Information Age).

A seguir, veremos com mais detalhes os diferenciais e metodologia da Consultoria Educacional da ESR.

Problemas no modelo tradicional

A  parceria entre ESR e SFIA ocorreu através da constatação de certas limitações dos modelos de capacitação tradicionais aplicados pelas organizações.

Esses formatos, muitas vezes, são construídos sem o alinhamento a um planejamento estratégico e a análise das competências individuais dos membros da equipe a ser qualificada.

Entre alguns problemas identificados no modelo tradicional, podemos citar:

  • Atendimento de necessidades pontuais:  não há uma visão de longo prazo para o desenvolvimento das competências dos colaboradores e, por consequência, da instituição, dificultando a elaboração de um plano de capacitação ou de ações de educação continuada;
  • Dificuldade na mensuração dos resultados: inexistência de KPIs e de formas de acompanhamento das ações, dificultando a mensuração dos resultados atingidos;
  • Capacitação descolada das necessidades do aluno: os treinamentos podem não estar adequados ao nível de complexidade que o colaborador necessita, gerando desmotivação;
  • Foco em treinamento: o cenário atual do mercado privilegia uma cultura de lifelong learning nas instituições, ou seja, além de cursos formais, há o incentivo pela busca de outras maneiras de desenvolver Competências, Habilidades e Atitudes (CHA), visando o progresso contínuo dos colaboradores;

Como funciona a Consultoria Educacional da ESR

A união com um parceiro global, somada às ferramentas e recursos da ESR, é a solução ideal para gestores que buscam otimizar os recursos investidos no desenvolvimento profissional de suas equipes e gerar resultados mais focados em objetivos estratégicos.

A SFIA é uma organização global sem fins lucrativos que nutre um método de habilidades e competências para um mundo digital. 

[E-book] Baixe aqui nosso e-book completo e gratuito sobre o framework SFIA

Além de melhorar a performance dos seus times, a utilização desse framework torna possível comparar sua empresa ou instituição com players de todo o mundo.

A consultoria educacional da ESR funciona em sprints, seguindo o modelo abaixo:

Sprint 1: Mapeamento da Organização 

Como primeiro processo da Consultoria Educacional, é realizado o mapeamento global da organização, com o entendimento de sua estrutura, compreensão dos objetivos, valores e missão da instituição, além da priorização das funções a serem analisadas utilizando a estrutura do framework de habilidades profissionais da SFIA.

Sprint 2: Identificação das competências e nível de autonomia através do framework SFIA

Nessa etapa, ocorre a análise das funções da organização com o uso do framework SFIA, onde são identificadas as habilidades aderentes às atividades dos profissionais. O resultado dessa investigação levará ao desenho de ações educacionais que subsidiarão o desenvolvimento das estratégias de Educação Corporativa, com o foco na obtenção dos melhores resultados para a organização;

Sprint 3: Medição do nível de aderência e autonomia dos colaboradores frente ao framework SFIA

No terceiro passo, os colaboradores da instituição realizarão uma autoavaliação onde irão definir o nível de adequação e aderência de suas funções às habilidades mapeadas no framework da SFIA e o nível de maturidade em relação ao seu desempenho pessoal;

Essa etapa é realizada através de questionários disponibilizados pela ESR.

Sprint 4: Definição das ações educacionais

Nessa fase, ocorre a consolidação de todo o mapeamento inicial. A equipe acadêmica da ESR recolhe todas as informações e desenha as ações educacionais que serão realizadas, com o alinhamento das necessidades de treinamento de cada setor e função analisados, fazendo um diagnóstico detalhado dos caminhos a serem seguidos de acordo com as estratégias da organização.

Sprint 5: Execução do plano de capacitação

Nesse estágio, a equipe da ESR orienta a realização do plano de capacitação, utilizando cronogramas e indicadores com a finalidade de acompanhar a execução, controle e monitoramento, alimentado sempre pelas informações colhidas nos passos anteriores

Sprint 6: Mensuração dos resultados

Finalmente, utilizando os indicadores estabelecidos, ocorrerá a mensuração dos resultados, voltando aos sprints anteriores, para ajustes dos pontos que necessitem ser aprimorados, de acordo com as medições.

Quer saber mais detalhes sobre a mais nova versão do framework SFIA e como ele é utilizado em nossa Consultoria Educacional? Assista ao nosso webinar gratuito sobre o tema.

Entre em contato com a Escola Superior de Redes através deste link aqui para saber mais informações e descubra como nossa Consultoria Educacional pode auxiliar na melhoria contínua de desempenho da sua organização.

Fonte: Escola Superior de Redes (esr.rnp.br)

Deixe um comentário