Em um dos momentos mais aguardados do III Workshop de Tecnologias de Redes do PoP-AL (WTR) 2024, a mesa redonda “Mulheres na TI” reuniu um time de profissionais inspiradoras para debater os desafios, conquistas e perspectivas da presença feminina no setor tecnológico. A condução do debate ficou a cargo de duas mulheres de destaque: Luana Melo, representando a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), e Letícia Crisostomo dos Santos, do Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em Alagoas.

Luana Melo, com sua expertise como mestre e doutora em Ciência da Informação, demonstrou sensibilidade ao guiar as discussões, abordando temas cruciais como a trajetória das mulheres na área, os obstáculos enfrentados e as iniciativas que buscam fortalecer a participação feminina. Sua atuação como representante da FAPEAL sublinhou o compromisso da Fundação em promover a equidade de gênero também no campo da tecnologia.

Ao seu lado, Letícia Crisóstomo, com dez anos de experiência na área de tecnologia da informação e foco em gestão, trouxe sua visão prática e perspicácia para a mediação. Graduada em Administração e especialista em Gerenciamento de Projetos e Marketing, Letícia contribuiu para um diálogo fluido e aprofundado, garantindo que as diversas vozes da mesa fossem ouvidas e que os pontos mais relevantes fossem explorados.

A mesa contou com a participação de nomes, como o da professora titular da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Eliana Almeida, idealizadora do projeto Katie, que busca promover a inclusão e a interação entre as mulheres na área de computação; Juliana Khalili, gestora da FAPEAL que abordou o empreendedorismo feminino na área inovação, além de falar sobre os programas desenvolvidos na Fapeal e sua atuação; a homenageada da noite, professora Rosaline Mota, pioneira em gerenciamento eletrônico de documentos; coordenadora do Radar da UFAL e meteorologista, Luciene Melo, que também compartilhou a realidade da baixa representatividade feminina nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática; a professora da UFAL, Fabiane Queiroz, que discorreu sobre sua trajetória na computação e os desafios enfrentado; e Sônia Melo, analista de relacionamento da RNP, que apresentou as iniciativas da rede para promover a inclusão de gênero na TI.

Durante o debate, mediado por Luana e Letícia, foram levantados pontos como a histórica participação feminina na computação e o subsequente declínio na representatividade, as razões culturais e sociais que ainda direcionam as mulheres para áreas tidas como “de cuidado”, e a necessidade de políticas e ações afirmativas para reverter esse cenário.

A mesa “Mulheres na TI” demonstrou a importância de lideranças femininas engajadas em promover discussões relevantes e inspirar futuras gerações de mulheres a trilharem carreiras de sucesso no promissor campo da tecnologia. O debate, conduzido com profissionalismo e sensibilidade, certamente deixou uma marca importante no III WTR, reforçando a urgência e a relevância da temática.