No último dia 25 de novembro, na sede da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), em Brasília, ocorreu um encontro entre representantes da instituição, do Ponto de Presença de Alagoas (POP/AL) e da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação. Nelson Simões, presidente da RNP, recebeu o coordenador administrativo do POP/AL, Georginei Souza Neri, o Secretário da Secti/AL, Sílvio Bulhões e o Superintendente, Pedro Ivo de Souza. De forma remota, o gerente de relacionamento com as Redecomep da RNP, Takashi Tome, também participou da reunião.
Um dos objetivos do encontro foi viabilizar a instalação da Escola Superior de Redes no recém inaugurado Centro de Inovação do Jaraguá (CIPT-Alagoas) e também a habilitação da secretaria junto a Rede Nacional de Pesquisa.
Segundo o coordenador administrativo do Pop/AL, Georginei Souza Neri, “o objetivo é inserir o estado de Alagoas por meio da Secti na expansão da rede da RNP em todos os municípios alagoanos. Essa parceria entre o governo de Alagoas e MCTI, através da RNP, visa ampliar a malha de ciberinfrestrutura com a presença da RNP em centros de pesquisa, saúde e educação de todo o estado” ressaltou Nei.
A rede Ipê, que integra diversas instituições de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, atua não apenas com o acesso à internet de qualidade, mas suporta a transmissão de grandes volumes de dados, para projetos científicos e desenvolvimento de novas tecnologias. A habilitação dos serviços da rede vai ampliar a capacidade de atendimento dos programas do POP/AL e da Secti Alagoas, beneficiando diretamente as instituições e a população do estado.