20 clientes já migraram para velocidades superiores, de 1 para 10 gigabytes em Maceió, e de 100 megas para 1GB em diversos municípios

Adaptado do texto de Naísia Xavier

A RNP conecta universidades e instituições de ensino, pesquisa e inovação com internet de alta velocidade e serviços de conectividade seguros. O PoP-AL representa essa estrutura em Alagoas.

Desde maio de 2024, os clientes do PoP-AL vêm recebendo melhorias na velocidade de seus circuitos. Até o final de junho, 20 instituições já terão sido contempladas com o incremento da capacidade de conexão.

Entre os beneficiados estão a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), seu Hospital Universitário, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), a Embrapa e o Centro de Inovação do Jaraguá. Essas mudanças garantem um impacto direto na melhoria dos serviços prestados à população.

A meta do projeto é que, até o final de 2025, todos os 38 clientes do PoP-AL no estado tenham suas conexões ampliadas. No interior, onde os links atuais são de 100 megabytes (MB), haverá expansão para 1GB, impulsionando o desenvolvimento tecnológico dessas regiões.

Além disso, a previsão para 2026 inclui a inclusão de mais 10 municípios na expansão da rede: Arapiraca, Batalha, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Messias, Piranhas, Satuba, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e Rio Largo. A expectativa é que todas as migrações sejam concluídas até o final de 2027.

Rede Alagoana de Alta Velocidade

Bruno Cavalcante, responsável pelo comitê técnico da RAAVE e Analista de Operações Senior. da RNP, enfatiza o compromisso da instituição em fornecer conexão de alta qualidade. “A nossa rede, a Rede Alagoana de Alta Velocidade (RAAVE), não se limita apenas à conexão à internet. Ela também é um suporte fundamental para pesquisa, projetos e inovação”, explica.

Bruno Barbosa - Analista de Operações Senior. RNP
Foto: ASCOM FAPEAL

Autonomia e eficiência

O PoP-AL busca alcançar maior independência na infraestrutura de conectividade. Atualmente, parte do fornecimento de internet no interior do estado ainda depende de provedores privados de telefonia, que detêm a propriedade das fibras ópticas contratadas para conectar a Fapeal aos clientes do interior. “Esse modelo pode impactar a velocidade real entregue, pois o trajeto da conexão nem sempre é o mais direto”, observa Bruno Cavalcante.

A Fapeal e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e da Inovação (Secti), à qual a fundação é vinculada, já passaram por upgrades e agora operam com conexão de 10GB, ampliando sua capacidade de suporte às atividades acadêmicas e científicas.

Expansão e impacto

Georginei Neri, assessor executivo de gestão interna da Fapeal e coordenador geral do PoP-AL pela RNP desde 2008, destaca a expansão da rede para além do ambiente acadêmico. “A RNP, que antes atendia exclusivamente universidades, hoje abrange hospitais, escolas, empresas de base tecnológica, museus, teatros e secretarias de ciência e tecnologia. Isso reflete a crescente demanda da sociedade por tecnologia e conectividade”, explica.

Ele também ressalta o reconhecimento nacional do PoP-AL, que desde 2022 tem sido classificado como o terceiro melhor PoP do país no índice de maturidade da RNP. “Tivemos que desenvolver um modelo de gestão inovador para integrar os serviços da RNP ao estado a partir da visão de uma fundação. Em 2023, recebemos um prêmio justamente por essa inovação, tornando Alagoas um modelo de referência no cenário nacional”, conclui.

Foto: ASCOM FAPEAL

Fonte: https://www.fapeal.br/2025/02/pop-al-10-vezes-mais-velocidade/