Ponto de Presença da RNP em Alagoas - (PoP-AL)

O que é?

Os Pontos de Presença (PoPs) são elementos constitutivos de estrutura organizacional da RNP e possuem como missão apoiar e fortalecer a execução das estratégias da organização, provendo conectividade à infraestrutura nacional de alto desempenho mantida pela RNP para as instituições usuárias, liderando e promovendo ações inovadoras em TICs em benefício de suas comunidades regionais.

Os PoPs atuam de forma integrada e orquestrada por meio de uma Coordenação Nacional e executada por Coordenações Locais. Seu instanciamento acontece no espaço físico institucional de organizações clientes – denominadas de instituições abrigo, que mantém acordos de cooperação com a RNP.

Os processos de planejamento e gestão dos PoPs estão inseridos no contexto da gestão estratégica da RNP e seu desempenho global e individual é acompanhado e avaliado por meio de um indicador que faz parte do Quadro de Indicadores do Contrato de Gestão MCTI / RNP.

Os PoPs reforçam, em cada Estado da federação, a identidade da rede acadêmica brasileira, participando ativamente de articulação local para a viabilização de soluções inovadoras, utilizando tecnologias da informação e comunicação em redes avançadas, para o desenvolvimento da educação superior e da pesquisa brasileira.

O que faz?

Para implantar os meios e as condições necessárias para que a RNP possa executar sua missão, que é “promover o uso inovador de redes avançadas”, os PoPs devem realizar minimamente diversas atividades, que definem um Perfil Funcional Básico. Estas são divididas nas seguintes categorias:

  • Capacitação
  • Conectividade
  • Desenvolvimento e Gestão de Redes
  • Relacionamentos Estratégicos
  • Segurança
  • Serviços de Valor Agregado
  • Soluções e P&D
  • Sustentabilidade Financeira

O financiamento principal dos PoPs é realizado com recursos destinados à RNP no âmbito do Programa Interministerial formado por MCTI, MEC, MinC e MS.

Nossos principais marcos até aqui:

2007
O Ponto de Presença, antes localizado na Universidade Federal de Alagoas, passa a ser abrigado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL.
2008
A gestão atual assume o PoP-AL.
2009
Primeiro Plano de Trabalho e contratação dos técnicos.
2012
Ampliação do link com a Rede Ipê para 10 GB.
2014
Inclusão do PoP-AL no plano de excelência dos PoPs e Contratação dos Analistas de Serviços e Operações.
2015
Adesão do PoP-AL a diversos serviços da RNP (EDUROAM, CAFe, FONE@RNP, Service Desk, etc) e Inicio do desenvolvimento interno do Sistema de Gestão para os PoPs (PoPManager).
2017
Realização do primeiro evento interno (WTR) do PoP-AL.
2020
Reformas na Infraestrutura do Prédio e Data Center do PoP-AL.
2021
Inicio do Upgrade da Rede para 100GB e Implementação de Parcerias com a Instituição abrigo (FAPEAL) para aquisição de ferramentas, equipamentos e contratação de pessoal.